Certificados de Extensão

Acesso aos Certificados

Os participantes das atividades de extensão podem baixar seus certificados acessando os sistemas:
https://www.raex.ufv.br > Certificados
https://www.certificados.ufv.br > Meus Certificados
https://www.sia.ufv.br > Outras Edições > Certificados


Solicitação de Emissão de Certificados

A partir de 2021 todas as Diretorias e Institutos são responsáveis pela emissão dos certificados das atividades a eles vinculadas. Desse modo, os coordenadores de atividades de extensão e cultura devem encaminhar as solicitações de emissão de certificados para o e-mail do setor responsável (órgão promotor), conforme tabela abaixo.

SETOR SIGLA E-MAIL
Diretoria Geral DGR diretoriacrp@ufv.br
Diretoria Administrativa Financeira DAF dafcrp@ufv.br
Diretoria de Ensino DRE diretoriadeensino@ufv.br
Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação DPG dpg.crp@ufv.br
Diretoria de Extensão e Cultura DXC dxccrp@ufv.br
Instituto de Ciências Agrárias IAP iapcrp@ufv.br
Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde IBP ibp@ufv.br
Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas IEP iep.crp@ufv.br
Instituto de Ciências Humanas e Sociais IHP ihp@ufv.br


Orientações aos Solicitantes

Para que seja realizada a emissão de certificados pelo sistema https://www.certificados.ufv.br o requisitante (coordenador da atividade) deve realizar os seguintes procedimentos:
1) Lançar a atividade no Raex (https://www.raex.ufv.br) e acompanhar a tramitação até o registro ser efetivado (autorização em última instância pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura), uma vez que, somente após o registro, os certificados (inclusive dos palestrantes) poderão ser emitidos.
2) Preencher planilha editável neste modelo (Excel ou Calc) com os dados requisitados.
3) Enviar a requisição para o e-mail da diretoria ou instituto vinculado à atividade.
4) O coordenador da atividade deverá encaminhar sua assinatura digitalizada em formato PNG ao e-mail do setor responsável, caso o setor ainda não a possua arquivada.

Considerações Gerais

1) Minicursos, visitas e outras atividades dentro de um mesmo evento, deverão ser cadastradas em novas planilhas dentro do mesmo arquivo (pasta de trabalho).
2) Deve-se evitar atribuir cargas horárias diferentes para cada participante, assim como, horas incompletas (Ex.: 3h20min). Recomenda-se usar a norma de 75% de presença.
3) Caso haja erro no nome, CPF ou e-mail informado, o sistema bloqueará a emissão. Pedimos máximo cuidado com relação aos números de CPF informados (devem estar sem ponto, sem hífen e com 11 dígitos). No caso dos números de CPF que iniciarem com zero, deverá ser colocado um apóstrofo antes desse algarismo, para que o mesmo seja salvo como texto.
4) Registros antigos não migrarão para o novo sistema. Entretanto, eventos antigos que nunca foram certificados, deverão se adequar ao novo procedimento.
5) O prazo para emissão será de dez dias úteis, contados a partir do envio da informação completa e correta. Caso o processo caia em diligência, a contagem recomeçará com o novo envio.
6) Eventos de grande porte, com mais de mil documentos, poderão demandar um tempo maior, bem como eventualidades.
7) Informações adicionais, tais como, conteúdo programático, parceria de empresas juniores e afins, logotipos, dentre outros, deverão ser enviadas juntamente com o pedido.
8) Situações específicas e documentos especiais deverão ser previamente acordados.
9) Somente o coordenador da atividade (servidor) poderá requisitar a emissão de documentos. Não são aceitas requisições de alunos.
10) Certificados das comissões organizadoras, palestrantes, ministrantes e colaboradores são emitidos automaticamente pelo Raex.