Estágio Internacional

Realizado em empresas e outras organizações públicas e privadas no exterior, podendo ser nas modalidades de estágio obrigatório ou não-obrigatório.

» Antes do estágio ser iniciado é necessário que ele seja registado na Diretoria de Extensão e Cultura (DXC), não sendo possível registro retroativo.

Para dar início ao processo de Regularização de Estágio no exterior o estudante deve seguir as seguintes etapas:


Conheça o Fluxograma do Processo de Registro de Estágio Internacional na UFV/CRP


ETAPA 1
1) O estagiário e/ou, a empresa concedente do estágio devem preencher digitalmente o Termo de Compromisso de Estágio Externo no Exterior (Term of Commitment for Overseas Mandatory Internship).
2) Após o preenchimento o responsável pela assinatura do Termo de Compromisso e o supervisor do estágio na empresa devem imprimir, assinar e carimbar o documento nos respectivos campos.
3) Posteriormente o documento deverá ser escaneado (com digitalização de boa qualidade) e enviado ao estudante.


ETAPA 2
1) O estagiário deve imprimir o Termo de Compromisso, assinar no campo específico e levá-lo para o professor coordenador da disciplina Estágio (no caso de estágio obrigatório) ou disciplina Atividades Complementares/Extracurriculares (no caso de estágio não-obrigatório) para análise, coleta de assinatura e carimbo.
2) Em seguida o Termo de Compromisso deve ser escaneado pelo professor e enviado por e-mail para a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) (dri@ufv.br ou dri.ufv@gmail.com) para análise e coleta de assinatura e carimbo do responsável pela diretoria.
4) Após o retorno da DRI com a documentação, o estudante deverá imprimir 3 vias do Termo de Compromisso e entregá-las na Diretoria de Extensão e Cultura (DXC), ou, caso o aluno já esteja no país de realização do estágio, poderá encaminhar o documento para o e-mail dxccrp@ufv.br. Lembrando que são obrigatórias todas as assinaturas e carimbos mencionados anteriormente.
5) O Termo de Compromisso será analisado e assinado (3 dias úteis) pelo(a) Diretor(a) de Extensão e Cultura, caso esteja em conformidade com a legislação, o estágio será registrado.
6) Uma das vias será arquivada na DXC e as demais o aluno deve retirar, uma para ficar sob sua guarda e a outra para ser entregue à empresa concedente (empresa/instituição) do estágio.


ETAPA 3
1) Após o encerramento do estágio, o aluno deverá protocolar na DXC a Declaração de Conclusão (Statement) do estágio, o qual passará a situação de concluído.
2) A Declaração de Conclusão deve ser preenchida digitalmente (aceita-se a avaliação marcada à caneta), a assinatura, obrigatoriamente, deve ser à tinta .


CARTA DE SOLICITAÇÃO/APRESENTAÇÃO PARA ESTÁGIO NO EXTERIOR
1) Caso a empresa concedente do estágio solicite este tipo de documento (Internship Request) o estagiário deverá preencher o modelo da carta e levá-la até o professor coordenador da disciplina Estágio (no caso de estágio obrigatório) ou disciplina Atividades Complementares/Extracurriculares (no caso de estágio não-obrigatório) para análise e assinatura.


IMPORTANTE: Caso o aluno por algum motivo não possa realizar o estágio e já tenha feito seu registro, ele deve protocolar na DXC o Requerimento de Cancelamento de Estágio (Internship Cancellation Requirement) para que sua situação fique regular.


Observação: É de responsabilidade do aluno o preenchimento dos documentos, não cabendo à DXC a tradução do textos.